data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Inaugurada em dezembro de 2017, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Floriano Rocha, na comunidade da Cohab Santa Marta, no Bairro Juscelino Kubistchek, passa a contar, agora, com atendimentos odontológicos à comunidade. Professores e alunos do curso de Odontologia da Universidade Franciscana (UFN) conduzirão os atendimentos, que será prestado às terças, no turno da tarde, e às quartas, no turno da manhã. Ao menos seis pacientes serão agendados em cada dia.
Nesta semana, os pacientes agendados farão avaliações para, posteriormente, serem submetidas às intervenções necessárias, como restaurações, manutenções e profilaxias, extração de dentes, tratamento de canal, entre outros serviços odontológicos - menos prótese. Os pacientes também poderão contar com exames de ultrassom e Raio X.
- Essa é a primeira parceria com a universidade e nós esperamos ter sucesso. Os alunos estão gostando do local, dos equipamentos. E a comunidade sai ganhando, pois não paga nada pelos procedimentos - relata Julio Clemir Durand, professor do curso de Odontologia da UFN e coordenador do projeto na unidade.
Chega a 22 o número de municípios da região em situação de emergência
Os atendimentos são parte de um Termo de Colaboração entre a prefeitura e a instituição de ensino. Os moradores interessados em receber atendimento podem procurar a recepção da unidade para agendar um horário. Os serviços serão prestados por nove alunos, do 8º e do 9º ano, da disciplina de Vivência em Saúde Coletiva.
UBS FLORIANO ROCHA
A unidade foi reinaugurada após três anos e meio de espera. Desde junho de 2015, a UBS Floriano Rocha aguardava a reforma do espaço. O prédio foi desocupado e, à época, precisava de reparos nas redes elétrica e hidráulica, na cobertura e nas paredes. O serviço até começou na época, mas não foi concluído. Impasses, burocracia, protestos e muitas reivindicações da população marcaram a espera pela reabertura do local.
Paciente com suspeita de coronavírus está em isolamento domiciliar em Cruz Alta
Com o posto fechado, os serviços de saúde eram feitos no ginásio cedido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santa Maria (Apae). Em junho de 2018 a prefeitura assinou um termo de colaboração com a Universidade Franciscana (UFN) para viabilizar a reforma, com um custo total estimado em R$ 964.940,30. Além das melhorias estruturais, o acordo também prevê a realização de projetos de ensino, pesquisa e extensão na unidade de saúde.
*Com informações da prefeitura de Santa Maria