Juscelino Kubistchek

UBS da Cohab Santa Marta passa a contar com serviço odontológico

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

Inaugurada em dezembro de 2017, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Floriano Rocha, na comunidade da Cohab Santa Marta, no Bairro Juscelino Kubistchek, passa a contar, agora, com atendimentos odontológicos à comunidade. Professores e alunos do curso de Odontologia da Universidade Franciscana (UFN) conduzirão os atendimentos, que será prestado às terças, no turno da tarde, e às quartas, no turno da manhã. Ao menos seis pacientes serão agendados em cada dia.

Nesta semana, os pacientes agendados farão avaliações para, posteriormente, serem submetidas às intervenções necessárias, como restaurações, manutenções e profilaxias, extração de dentes, tratamento de canal, entre outros serviços odontológicos - menos prótese. Os pacientes também poderão contar com exames de ultrassom e Raio X.

- Essa é a primeira parceria com a universidade e nós esperamos ter sucesso. Os alunos estão gostando do local, dos equipamentos. E a comunidade sai ganhando, pois não paga nada pelos procedimentos - relata Julio Clemir Durand, professor do curso de Odontologia da UFN e coordenador do projeto na unidade.

Chega a 22 o número de municípios da região em situação de emergência

Os atendimentos são parte de um Termo de Colaboração entre a prefeitura e a instituição de ensino. Os moradores interessados em receber atendimento podem procurar a recepção da unidade para agendar um horário. Os serviços serão prestados por nove alunos, do 8º e do 9º ano, da disciplina de Vivência em Saúde Coletiva.

UBS FLORIANO ROCHA
A unidade foi reinaugurada após três anos e meio de espera. Desde junho de 2015, a UBS Floriano Rocha aguardava a reforma do espaço. O prédio foi desocupado e, à época, precisava de reparos nas redes elétrica e hidráulica, na cobertura e nas paredes. O serviço até começou na época, mas não foi concluído. Impasses, burocracia, protestos e muitas reivindicações da população marcaram a espera pela reabertura do local. 

Paciente com suspeita de coronavírus está em isolamento domiciliar em Cruz Alta

Com o posto fechado, os serviços de saúde eram feitos no ginásio cedido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santa Maria (Apae). Em junho de 2018 a prefeitura assinou um termo de colaboração com a Universidade Franciscana (UFN) para viabilizar a reforma, com um custo total estimado em R$ 964.940,30. Além das melhorias estruturais, o acordo também prevê a realização de projetos de ensino, pesquisa e extensão na unidade de saúde.

*Com informações da prefeitura de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Facebook divulga anúncios da OMS no combate à desinformação do coronavírus

Argentina registra primeiro caso de coronavírus Próximo

Argentina registra primeiro caso de coronavírus

Saúde